O mar de São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, será palco entre os dias 03 e 06 de outubro de um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo: a 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024, conhecida como Gostoso Wingfoil Cup. Este será o terceiro ano que o Estado recebe o circuito, reunindo os principais atletas nacionais e internacionais da modalidade.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Wing, promete ser um verdadeiro espetáculo, com manobras impressionantes e disputas acirradas, oferecendo ao público uma experiência única.
Ao todo, serão realizadas 13 competições, divididas nas categorias: Open Race; Open Wave/Freestyle; Open Long Distance; Open Surf towin foil; Estreante Homens e mulheres; Grommets (até 14 anos); Junior (15 a 19 anos); Sênior (20 a 39 anos); Master (40 a 55 anos); G. Master (a partir de 56 anos); Feminino Race; Feminino Wave/freestyle e Feminino Long Distance.
O circuito contará com a participação de atletas com diferentes níveis de habilidade e experiência. São Miguel do Gostoso, com seus ventos constantes e belas paisagens, é o cenário perfeito para este evento, que terá premiação em dinheiro, além de sorteios de produtos de renomadas marcas.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Wing, Gutto Brito, a 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024 tem uma grande importância, tanto para a prática do esporte como também para fomentar o turismo da região. A realização desse circuito reúne competidores de várias partes do Brasil e de outros países.
“É um trabalho que está sendo feito pela Associação Brasileira de Wing, juntamente com o Kauli, contando com o apoio da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. Esse mesmo trabalho foi feito pelo Governo do Ceará, no início dos anos 90 até os anos 2000, tanto para windsurf e depois para o Kite, transformando cidades como Jericoacoara, Preá, Flecheiras, entre outras cidades com altíssimo valor de terreno, onde vem gente do mundo todo visitar. Jericoacoara já tem aeroporto. Enfim, e esse foi um trabalho que foi plantado pelo governo daquele estado, e agora a gente começou a fazer esse mesmo trabalho na costa do Rio Grande do Norte”, garante.
Um dos grandes incentivadores do Circuito acontecer em São Miguel do Gostoso é Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurfe e campeão brasileiro de Wingfoil. O catarinense deixou Santa Catarina para morar em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, onde montou um clube e um projeto social para ajudar crianças da comunidade a se aproximarem dos esportes com vela.
“São Miguel é um lugar que vem se despontando muito turisticamente. Os empresários da região têm essa visão e essa união de fazer com que o destino cresça. O Circuito inicialmente conseguiu tomar corpo porque foi uma iniciativa nossa. Conseguimos apoiadores e a comunidade, em geral junto com os empresários locais, todo mundo colaborou com alguma coisa. Este ano, a Emprotur está junto com a gente novamente, além de diversos patrocinadores pequenos, apoiadores menores, mas é o que acaba compondo todo o evento”, declara Kauli Seadi.
A etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil se torna um importante evento para o calendário do vilarejo, por envolver a comunidade de São Miguel do Gostoso, movimentando as pousadas, restaurantes e empreendimentos locais. O evento conta com o apoio do Kauli Seadi Kitecenter e Secretaria Estadual de Turismo do RN – SETUR.
As inscrições estão abertas e o segundo lote já foi lançado. A organização do evento orienta que as pessoas acompanhem o Instagram @gostosowingfoilcup @abwing para receber informações atualizadas.