A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes, todos os animais deverão ser declarados. Evite multa e impedimento de circulação do seu rebanho.
A imunização dos animais é obrigatória bem como a atualização do rebanho, informado os nascimentos e mortes. Vale lembrar que no momento da atualização do cadastro o criador deve ter em mãos a seguinte documentação: CPF e Nota fiscal da vacina.
Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades e acontece em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
Onde adquirir a vacina??
O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir sua vacina em umas das revendas autorizadas a comercialização. (Lembrando que as Vendas das vacinas são até dia 30 de maio de 2022).
Após vacinar todos os animais, o criador deve declarar o rebanho até dia 15 de junho. A declaração pode ser feita nos escritórios de Emater local de Itajá.
Mais informações procurar Lindembeg Lima (84) 99927-0002 na EMATER local, localizada na rua, José Alexandre Lopes, no Bairro São Manoel com horário de atendimento das 8:00 às 13:00 horas de segunda a sexta.