Barragem Umari em Upanema volta a sangrar e água cobre passagem molhada que liga o centro a comunidades rurais
Com capacidade para armazenar aproximadamente 293 milhões de metros cúbicos de água a Barragem de Umari é o terceiro maior reservatório hídrico artificial do Rio Grande do Norte ficando atrás da Barragem Santa Cruz em Apodi e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu.
O reservatório é um dos 47 que são monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).
Em 2023 depois de 14 anos, Umari voltou a sangrar devido as fortes chuvas no semiárido potiguar.
O espetáculo das águas se repetiu agora em 2024 quando sangrou em duas ocasiões sendo a primeira no dia 09 de abril e a mais recente nessa penúltima semana de maio.
A sangria atrai visitantes.
A água vertida pelo sangradouro percorre o rio do Carmo, que se encontra com o Rio Mossoró e deságua no mar em Areia Branca.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está auxiliando no transporte de moradores ribeirinhos do Rio Upanema.
Depois da sangria da Barragem Umari, o volume da água encobriu a passagem molhada que liga o centro da cidade e algumas comunidades rurais, fazendo com que os moradores precisassem contar com embarcações para transportá-los.
Por meio da assessoria de imprensa, do Corpo de Bombeiros a coronel Martini que comanda a equipe de Mossoró e região Oeste do estado disse que os militares desde segunda-feira, dia 20 estão trabalhando com equipes de guarda-vidas e embarcações, juntamente com a Defesa Civil municipal auxiliando as pessoas.
Os bombeiros permanecerão em Upanema até nível da água baixar e todos ficarem em segurança.