Reflexo dos avanços que o município tem alcançado na execução de políticas públicas direcionadas à área da Assistência Social, o Assú foi um dos quatro municípios do Nordeste convidados a expor iniciativas exitosas na atuação dos serviços de Proteção Básica no contexto da pandemia provocada pela COVID-19, em evento online idealizado pelo Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania.
A experiência bem-sucedida do Assú foi exposta pela secretária municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Kecia Maia (foto), acompanhada da Assistente Social Andréia Raiane e da Psicóloga Nívea Lúcia, ambas do quadro especializado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), dentro da programação do encontro intitulado Diálogos Estaduais Sobre a Proteção Básica – Região Nordeste, promovido virtualmente no dia 07 de abril corrente. Na oportunidade, o município detalhou o pioneirismo na realização do trabalho remoto na instância do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), implementado nas unidades do CRAS. A explanação acerca da prática inovadora do Assú foi acompanhada por dirigentes municipais e estaduais da Assistência Social de todo o país e pela secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa.
A realização digital teve como finalidade primordial fortalecer o intercâmbio de experiências de sucesso entre os entes municipais no âmbito dos serviços da Proteção Social Básica na esfera da pandemia, possibilitando mais presteza e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo a secretária municipal Kecia Maia, o encontro se caracterizou num instante ímpar e valioso para o compartilhamento de experimentos positivos e eficazes entre todos os agentes públicos que operam a Assistência Social em todo território nacional.