Governo lança programa RN+Verde na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

O Governo do Rio Grande do Norte abriu oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Durante a solenidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) lançou o Programa RN + Verde voltado para o aumento da cobertura vegetal no território do estado. O Programa tem o objetivo de restaurar a caatinga, considerado o maior bioma do RN e vai orientar empresas que precisam identificar áreas para reposição florestal. O evento aconteceu no Parque das Dunas e reuniu representantes de órgãos do governo e população em geral.

A Governadora Fátima Bezerra destacou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e da SEMA para avançar nas pautas em defesa da preservação. “Precisamos de um movimento global para unir governos, empresas, sociedade civil e toda a população em defesa do meio ambiente. A gestão pública tem a obrigação de olhar para o meio em que vivemos com o máximo de respeito, compromisso e entendendo que é preciso agir. Esse é o compromisso da nossa gestão”, pontuou a governadora, que na ocasião realizou o primeiro traço no Muro de Grafite da Biodiversidade, localizado na entrada do Parque das Dunas.

A intervenção artística é uma iniciativa do Projeto Mulheres das Dunas e contou com o apoio do Coletivo Aboio, em parceria com ONG Baobá. Os recursos para aplicação do grafite é fruto de uma emenda parlamentar.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), João Maria Cavalcanti, apresentou as ações da secretaria voltadas para a implementação de políticas ambientais, como as leis de Resíduos Sólidos, de Mudanças Climáticas e a elaboração da Política Estadual de Reúso de Águas. ”A SEMARH está sempre buscando formas de beneficiar a população com um meio ambiente saudável. É sobre isso que vamos dialogar e também celebrar durante essa Semana Estadual do Meio Ambiente”, disse.

O Programa RN + Verde tem o objetivo de restaurar a caatinga, considerado o maior bioma do RN, e vai orientar empresas que precisam identificar áreas para reposição florestal.

A gestão do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema, integra o sistema SEMARH e atua em prol da preservação do meio ambiente, em consonância com o desenvolvimento econômico e social do Estado. No período de janeiro de 2019 a abril de 2022, o Instituto emitiu um total de 12.730 licenças ambientais. 

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a Semana Estadual do Meio Ambiente é uma oportunidade para fortalecer a sensibilização individual e coletiva. “A mensagem ‘Uma Só Terra’ foi dita pela primeira vez há 50 anos, entretanto, ela segue atual e clama por mais atenção e urgência. É perceptível, os efeitos das mudanças climáticas em diversas partes do mundo, e tem se tornado, cada vez mais presentes e muito próximas a nossa realidade. A esperança existe e que refletimos para transformar comportamentos, que por vezes podem causar danos coletivos”, pontuou. 

Entre os órgãos que fazem a gestão de recursos hídricos e meio ambiente do Governo do Estado, se juntam à SEMA, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN).

Roberto Linhares, diretor-presidente da CAERN, salientou a importância do evento, não somente para pensar a preservação do meio ambiente, mas também para dar visibilidade a um tema que impacta na vida de todas as pessoas. “O meio ambiente preservado, água limpa, esgoto tratado são fundamentais para vida de todos nós”, apontou.  

O Igarn desenvolve importantes ações visando a sustentabilidade ambiental do RN, como o monitoramento volumétrico e, principalmente, a análise qualitativa da água bruta dos nossos mananciais em todas as bacias hidrográficas do estado. “Todas as ações visam a preservação dos nossos corpos hídricos e a distribuição de água em quantidade e qualidade para esta e as futuras gerações”, explica Auricélio Costa, diretor-presidente do Igarn. 

Na abertura da SEMA a governadora visitou espaços como a Folha das Artes onde ocorre a Exposição Conhecendo o Mundo Biológicas, compostas pelas instituições APC Cabo de São Roque, Associação Tubarões, Atol das Rocas, Projeto Cetáceos da Costa Branca –PCCB/UERN, Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, Biomuseu, Serpentes do Bem e Projeto Lontra Viva. No evento os convidados foram recebidos com música pela Banda da PM, que realizou o cortejo acompanhando a governadora Fátima Bezerra. A abertura também contou com a apresentação cultural das cordelistas Clara Bezerra e Bia Côrtez.

A SEMA será realizada de 01 a 05 de junho com atividades voltadas para educação ambiental, proteção das nascentes, mudanças climáticas, mutirão de limpeza, resíduos sólidos, conservação, licenciamento e gestão ambiental, entre outros.

Acompanhe a programação completa no site semarh.rn.gov.br e no instagram @semarhrn @idemarn @igarn e @caern115.

anuncie

Reges - Sites para prefeituras