PMA Outubro Rosa

Oitava Direc realiza palestra sobre Currículo e Projeto de Vida

Com o objetivo de demonstrar a importância do currículo escolar na formação do projeto de vida do estudante, a Oitava Direc (diretoria Regional de Educação e Cultura), através da sua diretora Marileide Matias, realizou hoje, uma palestra intitulada: “A construção do currículo na perspectiva do projeto de vida”. A palestra, realizada através do Google meet, contou com a participação de aproximadamente 180 educadores da 6ª, 8ª, 9ª e 16ª Direcs e foi proferida pelo Professor Mestre Manoel Neto.

O palestrante iniciou fazendo uma tempestade de ideias, destacando fatores econômicos e seus impactos na atual realidade, o que evidencia as desigualdades sociais e dificulta o acesso dos professores aos estudantes. Diante desse momento falou o quanto é importante o professor ressignificar a sua prática, pois, a transformação da sociedade se faz pela transformação do sujeito.

Manoel Neto acrescentou que o ensino deve ser voltado para as competências que o educando almeja atingir, numa perspectiva reflexiva utilizando metodologias ativas, porém, analisando sua funcionalidade, esclareceu ainda que o currículo cria a identidade do sujeito, e embasa o seu direito de aprender.

Sobre projeto de vida ressaltou que vai muito além de projetar a vida, é uma reflexão do futuro, que inicia na família, passa pelos educadores, mas que é de responsabilidade de toda comunidade escolar.  Frisou que é de grande valor uma educação democrática, inclusiva e integral, voltada para o protagonismo e respeitando a diversidade e a equidade.

Por fim, mostrou a importância de um currículo atrativo e coerente com a sua realidade para que dessa forma o jovem possa tornar-se protagonista analisando a sua realidade e buscando autonomia enquanto cidadão.

No encerramento, os educadores puderam expressar o quanto foi produtivo o encontro, que mesmo em tempo de distanciamento social, uniu a classe em prol dos novos caminhos da educação.

anuncie

Reges - Sites para prefeituras