O Ministério dos Transportes estima que até o segundo semestre deste ano concluirá o projeto executivo dos dois primeiros lotes da duplicação da BR-304. A empresa RTA está em fase avançada na elaboração do projeto, segundo o ministro Renan Filho disse à governadora Fátima Bezerra, em audiência realizada em Brasília.
A governadora abordou diversas demandas para o desenvolvimento e a segurança das vias no Rio Grande do Norte, que vão além da duplicação da BR-304.
Conclusão da obra de duplicação da reta Tabajara:
Os últimos serviços da parte contratada estão em andamento, com previsão de conclusão para o fim de abril de 2024. Em seguida será publicada nova licitação que irá contemplar a travessia urbana de Macaíba e a construção de um viaduto de acesso ao aeroporto. Foram realizados acréscimos ao projeto original.
Elaboração do projeto executivo da BR 104:
O projeto executivo para a BR-104, que atravessa quatro estados, está em fase de elaboração, visando melhorar a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento regional.
Federalização de Rodovias estaduais (RN-120, RN-117, RN-118):
A governadora reiterou a importância do pedido de federalização de trechos de rodovias estaduais para promover uma melhor integração viária e facilitar o escoamento de produção, além de conectar ao futuro Porto-Indústria Verde.
Defensas da ponte Newton Navarro:
Foram discutidas soluções para a falta de proteção dos pilares, essenciais para o funcionamento e desenvolvimento do Porto de Natal. O projeto executivo e o edital estão em fase de elaboração e deverão ficar prontos para publicação no segundo semestre.
A chefe do executivo estadual enfatizou a relevância desses projetos para o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte, destacando que as discussões com o Ministério dos Transportes estão avançando positivamente, com previsão de novos desdobramentos e conclusões em breve.
“São iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento econômico, facilitar o transporte de cargas e passageiros, além de promover maior segurança nas vias do estado”, ressaltou Fátima.