RN Governo - Agosto

Rio Grande do Norte registra nove tremores de terra na região de João Câmara

A cidade de João Câmara, distante aproximadamente 82,3 km de Natal, registrou nove tremores de terra entre a noite de segunda (8) e a madrugada desta terça-feira (9).  De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis), o maior tremor aconteceu por volta das 20h09 e foi de magnitude 2.1. Do total de tremores, aponta o LabSis, sete foram abaixo de 1.0. Fora o fenômeno de maior magnitude, um segundo tremor, de 1.6 na Escala Richter, também foi registrado. 

Os fenômenos ocorrem desde o fim do mês de julho.  Na última semana, no dia 5 de agosto, um tremor foi registrado na costa do Litoral Norte potiguar pelo LABSis/UFRN. Segundo o orgão, a magnitude foi de 1.6 na Escala Richter (mR) e aconteceu no mar da altura do município de Touros. Foi a terceira vez desde o início da última semana que ocorreram vibrações no meio do mar. 

Segundo informações do LabSis, o Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

anuncie

Reges - Sites para prefeituras